Nutrição Clínica
O Futuro é agora
Este é o lema do XXII Congresso Anual APNEP. A história milenar da alimentação sobrepõe-se à história mais recente da “nutrição clínica”, que, apesar disso, já os antigos egípcios praticavam. A nutrição clínica evoluiu de forma exponencial desde então. Nas últimas décadas, o conhecimento que adquirimos ao nível molecular da nutrição, quer o conhecimento sobre os novos nutrientes, o microbioma, os acessos, a monitorização da nutrição clínica, são apenas algumas das conquistas que não podemos ignorar.
Apesar destes incríveis desenvolvimentos, o passado é agora história. Segundo um antigo provérbio chinês, o hoje é uma dádiva, por isso se chama de “presente”. E o futuro…? Bem, de acordo com o provérbio, o futuro é um mistério! No entanto, a APNEP não quer que o futuro seja um mistério, pelo oposto. Nós queremos que o futuro seja Agora!
Que a população e, em particular, os doentes portugueses tenham acesso a uma nutrição adequada.
Que, Agora, possam continuar o seu tratamento hospitalar no domicílio e em ambulatório.
A APNEP, Agora, continua a trabalhar diariamente num contexto nacional e internacional para valorizar a nutrição clínica e em especial “artificial” (parentérica e entérica) em prol dos nossos doentes. Para isso, precisamos que o Estado e que todos os profissionais se envolvam. Apostamos na formação. Organizamos congressos anuais com 1000 a 2500 participantes, com seis a oito salas a funcionar em simultâneo em espaços com reduzido custo. Organizamos cursos dirigidos a enfermeiros, farmacêuticos, médicos e nutricionistas com abordagens multidisciplinares. Cursos temáticos. Cursos em diferentes áreas e especialidades. Cursos avançados com creditação das sociedades científicas nacionais e da ESPEN.
Este é o espírito da APNEP e do XXII Congresso que vai decorrer de 13 e 14 de novembro 2020.
Vamos ter cursos pré e pós-congresso, 5 simpósios temáticos, 44 mesas e aproximadamente 100 preletores e formadores. A nutrição pediátrica, a grávida, o idoso, a doença neurológica, a nutrição nas feridas, a diabetes, a obesidade, o doente cirúrgico, a desnutrição e a nutrição clínica associada à nutrição desportiva são temas deste congresso.
A nutrição clínica do Agora debate a sustentabilidade, a identificação do risco nutricional e sua sistematização, os grupos de nutrição clínica, as equipas de nutrição, a nutrição clínica em ambulatório e domicílio, a ciência versus ficção, os dados, a informação, as TIC, entre muitos outros temas. Fazem todos parte do futuro que Agora a APNEP procura construir.
Tendo em mente o passado e a história que já vivemos, e sabendo a dádiva que é o presente, lançamo-nos hoje para um novo futuro. E Agora? Agora, contamos com a sua presença! Seja bem-vindo ao XXII Congresso APNEP!

Presidente do XXII Congresso APNEP
Lino Mendes
