Iniciar Sessão

Bem-vindos à Semana da

Sensibilização para a Malnutrição 2020!

  • De 5 a 12 outubro celebramos a 2ª edição da Semana da Sensibilização para a Malnutrição em Portugal, uma iniciativa pioneira que se integra nas atividades da campanha ONCA internacional. É uma ação conjunta ONCA/ENHA, na qual já se juntaram países como Reino Unido, Portugal, França, Bélgica, Dinamarca e Israel, e para a qual foi criado um logo padronizado.

    Nesta 2ª edição, mantemos a parceria e sincronicidade com a BAPEN (British Association for Parenteral and Enteral Nutrition), ASPEN (American Society for Parenteral and Enteral Nutrition) e CNS (Canadian Nutrition Society).

    Pela primeira vez, esta iniciativa APNEP/ONCA conta com o apoio institucional do Ministério da Saúde do XXII Governo Constitucional, e com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia e pela Sociedade Portuguesa de Oncologia.

    Temos como objetivo principal o de sensibilizar os profissionais de saúde, doentes e cuidadores para a malnutrição (como sinónimo de desnutrição) em Portugal, tanto a nível hospitalar e instituições de saúde similares, como no ambulatório e domicílio. Apresenta, ainda, como objetivos complementares:

    • Educar para a identificação e tratamento precoces da malnutrição;
    • Educar os doentes/cuidadores para que possam discutir o seu estado nutricional com o seu profissional de saúde;
    • Aumentar a sensibilização para o papel fulcral da nutrição clínica na recuperação do doente.

    Esta campanha tem como principal veículo de divulgação os meios de comunicação digitais e redes sociais. Todos os profissionais de saúde estão convidados a juntarem-se à iniciativa e contamos com todos vós para que, durante esta semana, dinamizem a campanha de alerta para a importância da malnutrição associada à doença.

Como podem promover a Semana de Sensibilização para a Malnutrição?

Tudo o que precisam de fazer é partilhar!

1º passo – Divulgar os materiais oficiais da campanha.

Disponibilizamos ferramentas de partilha: um banner de divulgação, um poster sobre os factos da malnutrição, imagens e um vídeo de sensibilização. Façam download e partilhem através das vossas redes sociais, blogs e emails.

Afixem o poster nas vossas instituições, de forma a estar visível para profissionais de saúde, utentes e cuidadores.


Semana de Sensibilização para a Malnutrição
Semana de Sensibilização para a Malnutrição

2º passo – Partilhem fotos de apoio e/ou em equipa, boas práticas e mensagens inerentes ao tema. Incentivem os vossos colegas e espalhem a mensagem!

Associem o hashtag #malnutriçãozero em todas as partilhas!

#malnutriçãozero

3º passo - Estejam atentos às redes sociais da APNEP.

Aníbal Marinho

O Dr. Aníbal Marinho - Presidente da APNEP - deixa uma mensagem de inspiração para a ação “É uma honra para a APNEP o apoio institucional concedido pelo Ministério da Saúde do XXII Governo Constitucional à Semana da Sensibilização para a Malnutrição, ao qual agradecemos o empenho e contributo.

Agradecer, igualmente, o apoio científico concedido pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia e pela Sociedade Portuguesa de Oncologia.

Desde 2016 que unimos esforços com a campanha internacional ONCA na melhoria do rastreio nutricional e no acesso equitativo à terapêutica nutricional, tendo culminado recentemente na publicação da Norma Organizacional DGS 017/2020, relativa à Implementação da Nutrição Entérica e Parentérica no Ambulatório e Domicílio em Idade Adulta.

Agradeço a colaboração de todos e contem com o compromisso da APNEP na sensibilização para a malnutrição associada à doença”

Norma DGS 017/2020

Implementação da Nutrição Entérica e Parentérica no Ambulatório e Domicílio em Idade Adulta

Publicada a 25 de setembro de 2020

Norma DGS 017/2020 publicada a 25 de setembro de 2020